QUEM SOMOS

Uma caixa aberta que aporta todas as linguagens.

Mais de 25 anos de história na cultura!

Box Cultural é uma entidade de estudo, pesquisa, produção, montagem e apresentação de peças teatrais, shows musicais, obras cinematográficas, obras fotográficas, obras audiovisuais, dedicando-se também a outras atividades culturais, educacionais, e na área de comunicação social e marketing, com responsabilidade jurídica independente de direito privado e sem fins lucrativos.

Criada em 1997, a partir do grupo de teatro amador PERSONA Companhia de Arte, a Box Cultural tem como missão reunir interessados em atividades artísticas, afim de que, através do estudo, da pesquisa e da apresentação de trabalhos conjuntos, melhor possam atuar na comunidade em que estejam inseridos seus integrantes.

Em 20 anos de estrada, a entidade atuou nas mais diversas áreas das artes por iniciativa coletiva e/ou por iniciativa individual, mas envolvendo seus integrantes e cumprindo, assim, com seu papel de entidade coletiva. Tem em seu portfólio documentários de exposições, espetáculos, produção musical, fotografias, entre outras produções.

Registrada na ANCINE como produtora brasileira independente, conta com uma diretoria renovada, na qual atuam profissionais com larga experiência em produtos culturais de grande alcance – como festivais de cinema e música – além de produções audiovisuais de longas-metragens.

Diretoria

Sara Rocha

Sara Rocha é gestora e produtora audiovisual sediada no Distrito Federal. Fundadora da Saravá Audiovisual e sócia da Paloma Cinematográfica, produziu longas-metragens documentais premiados, como Anabazys, exibido no Festival de Veneza; Olho Nu, sobre Ney Matogrosso e exibido no Vision du Reel (Suíça); e Mr. Sganzerla, ganhador do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional É Tudo Verdade. No formato seriado, colaborou com “Retratos da Terra” e 3 temporadas do SerTão Glauber”. Na parceria com a empresa Amorim Filmes, realiza 2 temporadas da série infantil Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil e o longa Utopia Tropical. É presidente da BOX Companhia de Arte, responsável pela gestão compartilhada do Cine Brasília. Atuou como Coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; e Diretora Executiva das 47ª, 50ª e 51ª edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foi Chefe de Gabinete e Diretora de Políticas Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Integrou também a equipe da EBC/TV Brasil como Gerente de Programas Especiais. Como Diretora-executiva do Tempo Glauber, liderou a restauração de longas e curtas-metragens de Glauber Rocha, que foram exibidos nos Festivais de Cannes, Berlim, incorporado ao acervo do MoMA (NY), entre centenas de ações de difusão; além do tombamento do acervo do cineasta como Patrimônio de Interesse Público e Social, com transferência para a Cinemateca Brasileira.

Henrique Rocha

Henrique Rocha é Gestor Cultural há 14 anos, ao longo dos quais produziu dezenas de projetos nas mais diversas linguagens, como cinema, música e artes visuais. Especializou-se na produção de eventos de grande porte. Como Diretor de Produção atuou em ações como quatro edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Curta Brasília, Festival Taguatinga de Cinema, Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, Cine Migrarte – Mostra Internacional de Filmes Realizados em Áreas de Conflito. Dirige ou atua na Produção Executiva do Festival Internacional de Música Instrumental – Instrumenta Brasília, Festival Internacional República Blues, Feira de Música, Bienal Brasil do Livro e da Leitura, Festival Criolina, Festival Makossa, Festival Isso Aqui é DF, Festival PicniK dentre outros. Atua ainda como consultor no planejamento de execução de projetos culturais, além de ministrar cursos e palestras sobre temas relacionados à planejamento e modelagem de produtos culturais.

Alisson Machado

Alisson Machado tem formação em Comunicação Social – Jornalismo e em Produção Audiovisual. Especializou-se em Artes Visuais: Cultura e Criação; em cinema – FilmWorks – pela Academia Internacional de Cinema, e em Produção Executiva Internacional pela Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Começou sua carreira no audiovisual em 2000, estudou e experimentou outras áreas do audiovisual como direção, fotografia, som, edição e pós-produção, mas se firmou como produtor. Sócio fundador da Machado Filmes, produtora especializou-se em desenvolver filmes de autor, envolvendo-se nas primeiras ideias e levando-as para o grande tela e a cada ano amplia seu portfólio com a criação e gestão de obras audiovisuais, sejam de ficção, documentários ou experimentais, buscando projetos transformadores que reflitam arte, cultura e sociedade. Tornou-se um dos produtores independentes mais atuantes do Centro-Oeste brasileiro, reunindo em seu portfólio prêmios nacionais e internacionais. Atualmente possui mais de dez longas-metragens em diferentes fases, entre desenvolvimento e comercialização como: O Espaço Infinito, de Leo Bello (distribuição do festival 2022); New Life SA, de André Carvalheira (distribuição de cinema e plataforma 2022) NADA, de Adriano Guimarães; (pós produção 2022),Antes do Fim, de Thiago B. Mendonça (montagem 2022), Cartório das Almas, de Leo Bello (pré-produção 2022), Mapas, de Rafael Lobo, Mike, de André Miranda (desenvolvimento), Artérias, de Camila Dutervil (desenvolvimento) e Ouro Verde SA, de André Carvalheira (desenvolvimento).

Rafa Rabelo

Rafa Rabelo, é publicitário com especialização em Administração e Marketing e atua no mercado de Comunicação há 22 anos, com passagens pelo serviço público federal, grandes agências de publicidade e propaganda e há 7 anos atua como Diretor e Produtor Executivo no segmento de Audiovisual. 

Produz para TV, Rádio, Cinema, Internet e Projetos Especiais para clientes dos mais variados portes e segmentos, para mídias nacionais e internacionais tais como: Unicef, ABInbev, Ambev, APEX, Embratur, Vivo, Terra, Adidas, ACNUR, Ministério da Saúde, Danone, entre outros. Assina ficha técnica de peças premiadas nos mais importantes festivais de publicidade e propaganda tais como: Cannes Lions (shortlist 2018 e 2022), Prata e Bronze no El Ojo, 5 Grandes Prêmios de Profissionais do Ano, 34 Premiações no Colunistas Brasília e Regional Norte Nordeste incluindo de produtora do ano de 2021 e 2022, Fest Vídeo 2020 e 2021.